Planeje o mês! Escreva e Acontecerá!

Planejamento do Mês

Você vai conseguir fazer até coisas que vem empurrando com a barriga há tempos!

Olá pessoal!

Abril chegou e com ele a época mais linda aqui no Japão!

Primavera, as ruas estão cheias de árvores de cerejeira, repletas de flores de Sakura.

No post passado eu falei sobre um dos passos do Método de Escrever na Agenda, que era o Balanço do Mês.

Hoje eu vou explicar como eu faço o Planejamento no começo de cada mês.

Você tem um mês novinho em folha para você preencher como quiser, com os programas e atividades que te fazem feliz!

Lembre-se que nesse Método de escrever na Agenda, Agendologia, VOCÊ é quem cria o seu futuro e reserva, na agenda, as coisas que deseja fazer. E a Agenda é a sua companheira de jornada, que te anima, te faz lembrar dos seus sonhos e que mais quer te ver feliz, portanto não se sinta pressionado com o que escrever nela.

Vamos aproveitar que o mês está só começando e planejar para utilizar melhor o tempo fazendo coisas que valem a pena,  observar seus pensamentos e ações, organizar a vida prática, fazer programas com a família, encontros com amigos, etc…

Se você acha que esse negócio de planejar não é para você, que dá muito trabalho ou não dura muito tempo, não se preocupe, eu também era assim. 

Mas quando você se acostuma a anotar na agenda, isso se torna um hábito, e um hábito poderoso, pois vai te ajudar a preparar o terreno para começar a sua jornada de vida plena, ou seja, organizar primeiro o seu dia a dia para que você tenha tempo e espaço na cabeça para redescobrir seus sonhos e objetivos e depois vai te impulsionar a dar os primeiros passos em direção a qualquer coisa que você queira fazer.

Dieta, aprender uma língua, economizar dinheiro, tomar consciência de certos comportamentos e padrões que não te fazem feliz, a forma com que você se relaciona com as pessoas e muito mais!

Ficou animado? 

Quando eu comecei a usar a agenda eu fiquei mais do que animada, tinha acabado de descobrir a ferramenta que iria dar um UP ⤴️ na minha vida, começaram a pipocar ideias e coisas que eu queria fazer e cada dia foi ficando especial, inesquecível. 

Então vamos começar?

Tá! Eu sei que não dá para entender nada. É só uma foto ilustrativa de como escrever na parte MENSAL
  • 1.Na parte Mensal da agenda, se você não tiver uma pode usar um calendário com espaço para escrever, anote todos os compromissos que você já tem, inclusive horário de trabalho. 

Não se esqueça de anotar também consultas ao médico, reunião de pais, eventos e festas. 

Fazendo isso você já tem uma noção geral do tempo ocupado no seu mês. 

  • 2.Escolha um tema para o mês. Use um slogan, uma frase curta positiva. Ele pode ser algo em que você quer focar , algo relacionado a um projeto, a trabalho, algum evento grande que você terá no mês ou os eventos da sua família.

Você é quem sabe. Você pode também definir o Tema do Mês baseando-se no que você percebeu e sentiu no BALANÇO DO MÊS passado e dar sequência nesse mês.

Ex: Se o seu plano para esse ano é financeiro, ou seja, quer guardar dinheiro, você pode definir o Tema do Mês assim.

Março → Levantamento de gastos e contas

Abril→ Corte de gastos e poupar R$ 000/mês

Maio → Continuar poupando R$000/mês

Se você não tiver a menor ideia do que colocar como Tema do Mês. Inspire-se nas estações do ano, nas férias escolares ou nos feriados para definir o seu mês ideal.

Exemplos de Tema do Mês:

Foco, Atenção, Mais tempo com a família, Focar nos estudos, Viajar, De bem com a vida, Ouvir mais, Agradecer, enfim o que você estiver precisando no momento. 

Quando temos um projeto grande ou que exige mais energia fica difícil botar a mão na massa, mas se você imaginar as quatro semanas do mês como quatro blocos separados e também dividir um projeto grande, como a limpeza da casa, arrumação do closet, relatório do trabalho, enfim o que você estiver tendo dificuldade em realizar.

Planeje de trás para frente, divida as tarefas partindo da data que você quer ter o projeto/tarefa pronto e encaixe-as nas quatro semanas. Foque somente no que você tem que terminar a cada semana , assim fica muito mais fácil de começar qualquer projeto/tarefa que você esteja enrolando para fazer.

Veja a quantidade de trabalho e tarefas que você já tem e pense onde você pode encaixar o que você quer fazer. 

“O que você quer fazer” – significa reservar um tempo para você ler um livro, fazer uma caminhada, ir para a academia, fazer um curso, viajar, sair com amigos, jantar fora, enfim tudo o que você gostaria de fazer mas não encontra tempo para.

Essa foto também está em japonês, retirei de uma revista. É só uma foto ilustrativa de como escrever na parte SEMANAL

Se você acha que não tem espaço para encaixar mais nada na sua vida, experimente rever seus hábitos, o tempo que você gasta nas tarefas diárias, seja mais seletivo no que faz, descarte hábitos e tarefas que pensando bem, não servem mais.

Tente melhorar o desempenho em cada tarefa, combine o útil ao agradável.

Por exemplo:

lavar louça e assistir vídeos do seu interesse, dirigir ou caminhar e ouvir um audio-book… veja o que funciona para você.

Tenho certeza de que se for para fazer algo que te dê alegria, seu cérebro vai encontrar uma maneira, basta você anotar na AGENDA e ele se encarregará do resto.

Uma dica importante é planejar o mês com entusiasmo, imaginando como você gostaria de passar o mês, VISUALIZANDO tudo acontecendo do jeito que você deseja, você tendo tempo para fazer tudo o que planejou, com controle sobre suas emoções, tendo momentos felizes com a família e amigos, no comando de suas responsabilidades e desfrutando a vida nos momentos de relax e lazer.

Nós não podemos prever o amanhã mas quando você planeja, as chances de acontecer do jeitinho que você quer aumenta! E muito!!!

Há uma grande diferença entre passar um mês correndo contra o tempo, mal tendo tempo para fazer as coisas que estão na nossa frente e ter um mês planejado, com folga, no controle, o que te ajuda a estar mais presente nas atividades do aqui e agora e abre um espaço na mente para pensar no que realmente vale a pena.

Que tal aproveitar o comecinho do mês de abril e fazer o seu Planejamento do Mês?

Um grande abraço, desejando a você VIDA PLENA E ABUNDANTE,

Minhas redes sociais

Youtube: https://www.youtube.com/channel/UC699rcFJog8SA6aFCwXgV9g

Instagram: https://www.instagram.com/agendologia/quatro blocos

Facebook : https://www.facebook.com/pg/luisakayjp/posts/?ref=page_internal

One Reply to “Planeje o mês! Escreva e Acontecerá!”

  1. Vou aproveitar que amanhã é o primeiro dia do mês (Set. início da primavera) e vou pegar firme na agenda!!! Dê olho nessa página onde vc ensina e dá exemplos do passo a passo!!!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.