“Intenção e Atenção, onde tudo começa” é uma nova coluna onde postarei o que tenho aprendido aqui no Japão, a forma como os japoneses pensam, detalhes simples que as vezes não damos atenção e dicas que vão te ajudar na hora de Escrever na Agenda.
Aqui no Japão existe uma expressão, “kotodama”, que significa “energia/poder” das palavras.
Por isso é muito importante ter cuidado não somente com o significado das palavras mas também com o poder que elas carregam.
A língua japonesa é conhecida pela complexidade da sua escrita e mais ainda pelas diversas formas de expressar um sentimento, qualidade ou ação.
Muitas das expressões japonesas quando traduzidas para uma língua estrangeira acabam tendo um significado pobre e incompleto, tamanha é a profundidade do significado das palavras em japonês.
Hoje eu queria abordar o conceito de “gentileza” dos japoneses.
Que vai muito além de um “muito obrigado”, “por favor”, “com licença” seguido de um leve sorriso.
Eles acreditam que as palavras tem “energia/poder” e que essa energia nasce antes mesmo da palavra ser proferida, ou seja, é a emoção que você sente antes de dizer alguma coisa.
Por exemplo, você pode dizer um “muito obrigado”, “eu te amo”, “estava com saudades” mas se o que você estiver sentindo não estiver alinhado ao que você está dizendo, a energia que a pessoa vai receber é o que sai do seu coração.
Comunicação é uma troca de gentilezas, e a nível japonês, seria algo como, envolver a gentileza numa espuma macia de delicadeza.
Um presente que você dá ao outro com o maior cuidado para que a pessoa se sinta bem e agraciada, de mansinho, sem susto.
Outra forma interessante de exemplificar isso é,
É muito mais gostoso uma sopa com batata, cenoura e carne mole do que dura.
Os relacionamentos pessoais são iguais.
Uma pessoa rigorosa e dura pode ser honrável, mas uma pessoa gentil e delicada tem mais sabor.
Você conhece alguém assim?
Conforme eu fui organizando a minha vida, escrevendo na agenda, começou a sobrar espaço na minha mente para repensar os meus relacionamentos de amizade. Minha percepção e atenção se direcionou para o modo com que eu estava me relacionando com as pessoas.
E como VOCÊ É O QUE VOCÊ PENSA, comecei a tomar mais cuidado com meus pensamentos em relação a como eu tratava as pessoas.
E gentileza nunca é demais, aprendi muito aqui no Japão.
Na agenda eu tenho um espaço no final de cada dia em que eu escrevo o nome das pessoas a quem eu senti gratidão no dia. Meu marido, um cliente, um amigo, funcionários que me atenderam….
Esse exercício diário de Gratidão, com o tempo se torna um hábito e você começa a realmente sentir Gratidão por tudo o que tem, e ajuda a direcionar Intenção e Atenção para os meus relacionamentos.
Experiente escrever o que você sente Gratidão todos os dias, seja Gentil com Delicadeza, coloque Amor sincero nas palavras e logo você verá os resultados.
Um grande abraço, desejando a você Vida Plena e Abundante

Minhas redes sociais
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UC699rcFJog8SA6aFCwXgV9g
Instagram: https://www.instagram.com/agendologia/
Facebook : https://www.facebook.com/pg/luisakayjp/posts/?ref=page_internal
Blog: www.luisakay.com
E-mail: agendologia@gmail.com
Deixe um comentário