Planejando o mês de Setembro

Novo Ciclo, Novas Ideias exigem Desapego…

Aqui eu mostro como planejo o mês e a semana

Olá pessoal, espero que todos estejam muito bem.

Depois de um mês intenso e cheio de realizações no Brasil, estou de volta ao Japão cheia de energia, novas ideias e muito aprendizado.

Aproveitando que já se passou uma semana do mês de Setembro, quero compartilhar com vocês como está a minha agenda até o momento.

Dois passos fundamentais para escrever na agenda são:

  1. Planejamento do Novo Mês (Criar o seu futuro)
  2. Revisão do Mês Passado (Sentir o avanço, checar o que foi feito e o que não foi, refletir)

Escrever na página MENSAL é super importante pois permite se PREPARAR para os compromissos e tarefas que você terá durante o mês.

Evitando correria física e mental, o marca e desmarca de compromisso e o mais importante RESERVANDO O SEU TEMPO, para trabalhar no seu sonho, cuidar de si ou fazer o que te dá prazer.

Esta é a minha página MENSAL, onde eu tenho uma visão geral e ampla do mês, quais são meus compromissos e onde eu vou encaixar tudo o que EU QUERO FAZER (meus sonhos).

O TEMA do meu mês é

DANSHARI

(desapego, deixar ir o que não te serve mais)

Houve várias mudanças na minha rotina este ano, meu filho saiu de casa para estudar, minha filha de 21 anos que mora conosco já não precisa mais tanto de mim, meu trabalho com eventos já não me satisfazia como antes, novos projetos se materializando…

Este ano entrei num novo ciclo, a mente já está lá na frente mas o corpo não acompanha, necessitava de espaço físico para deixar entrar o NOVO.

O catalizador que impulsionou o meu DANSHARI (desapego), foi a reforma da minha sala japonesa (no Japão, toda casa tem uma).

Trocamos tatami, janelas com papel arroz, papel de parede, enfim…

A sala japonesa era o quarto do meu filho, que agora foi morar sozinho.

Chegou a hora de dar uma sacudida na minha casa.

Aproveitando que acabei de chegar do Brasil e os compromissos de trabalho ainda não são muitos, entrei na vibe do DESAPEGO e comecei a jogar o que não me servia mais.

No começo foi uma maravilha, jogando tudo, livros, documentos, fotografias, tranqueiras, mas…

O trabalho foi ficando lento, eu pensando muito, na dúvida se jogava ou não.

Para me ajudar nessa tarefa que nem sempre é fácil por ter apego emocional, fiz o AQUECIMENTO, um dos processos do MÉTODO AGENDOLOGIA que uso quando começo a ENROLAR, ME DISTRAIR, DEITAR…. PROCRASTINAR mesmo.

O meu AQUECIMENTO para a pesada tarefa do DANSHARI foi ler um livro sobre MINIMALISMO que inclusive encontrei no meio dessa arrumação, um livro que eu tinha comprado há uns dois anos atrás e só agora está me servindo.

O livro se chama “ Boku tachi ni, mo mono wa hitsuyou nai”

Em português, com o título

“Adeus, coisas” de Fumio Sasaki, que ficou famoso mundo afora, contando o seu processo de desapego.

Fonte: Internet

Não tenho a pretensão de me tornar minimalista, mas ler o livro foi essencial para “pegar no tranco” e fazer o meu DANSHARI mais consciente e eficiente.

Leia sobre Fumio Sasaki em:

Adepto do minimalismo extremo, japonês vive com apenas 200 itens

1a Semana (de 02 a 08 de setembro)

A minha primeira semana tem sido dedicada toda ao desapego, cada dia pego um armário, um cômodo.

Sem me prender muito ao horário de começo e fim, vou fazendo, ouvindo meus áudios, descansando, visualizando como será a minha vida com mais espaço e leveza.

Porém, como tenho diferentes compromissos na semana que vem, já enxergo uma data em que tenho que ter parte da tarefa pronta, dia 09, depois disso não poderei me dedicar exclusivamente ao DANSHARI.

Meus planos são de terminar a parte mais pesada até o fim do mês.

Vamos ver como os compromissos de trabalho ficarão até lá.

PARTE SEMANAL

A minha primeira semana ficou assim.

Lembrando que a minha TAREFA PRINCIPAL da semana era o DESAPEGO, e como ficaria a maior parte do tempo em casa, não coloquei muito coisas que QUERO FAZER. 

Porém, outro item importante no MÉTODO AGENDOLOGIA, é dar-se um AGRADO, uma RECOMPENSA todas as vezes que fizer uma tarefa muito pesada ou que exige concentração e energia.

Me dei o prazer de tomar banho de ofurô, duas vezes, nos SPAs que existem em todo lugar aqui no Japão.

Imagem ilustrativa / Foto: reprodução de jalan.net

Onde você pode relaxar o corpo em diversos tipos de águas termais ricas em minerais, despencar numa cadeira de massagem,  deitar no tatami e ler livros e até jantar.

Este foi a combinação que eu escolhi para o jantar: sashimi, tempurá e legumes cozidos.

Era tudo o que eu precisava antes de voltar para o CAOS que está a minha casa.

Meus hábitos estão mudando também.

Sempre tive dificuldade de dormir cedo, produzia mais durante as madrugadas e consequentemente levantar cedo era uma tortura.

Um hábito que venho tentando criar há muito tempo é o de acordar às 5 da manhã.

Aproveitando que ainda estou no fuso horário do Brasil e acordando de madrugada, decidi não deixar a peteca cair e estou levantando da cama por volta das seis. 

Algumas pessoas podem não ter dificuldade nenhuma em acordar cedo, mas para mim que tenho o horário de trabalho flexível e só saio de casa depois da uma hora da tarde é uma tarefa espartana.

Logo de manhã levo a Jenny, minha cachorrinha para passear, observo as árvores e jardins da vizinhança, penso no meu dia… isso ajuda a despertar.

Hábitos bons ou ruins são criados a todo momento, dependendo da necessidade do cérebro de se manter na ZONA DE CONFORTO.

Sabendo disso, o meu foco agora é manter essa nova rotina de dormir e acordar cedo, quando dá nove horas da noite já estou com sono!!!

Em outras épocas, esse era o horário que eu começava a fazer o jantar.

Durante a arrumação da casa, tive muitos INSIGHTS também.

Deixava a agenda do meu lado, uma outra que eu uso só para desenvolver minhas ideias de trabalho, e anotava tudo antes que as ideias se perdessem no ar e você sabe, elas valem ouro!

Agenda que eu uso só para ideias. Escrevo no dia em que elas surgem.

Você pode usar um caderninho para anotar suas ideias e depois passá-las para a agenda como METAS. Carregue-a sempre com você ou anote no aplicativo do seu celular. Eu uso os dois.

Bem, esse foi o meu começo de SETEMBRO, e o seu?

Já começou a planejar?

Um grande beijo desejando VIDA PLENA e ABUNDANTE,

Minhas redes sociais

Youtube: https://www.youtube.com/channel/UC699rcFJog8SA6aFCwXgV9g

Instagram: https://www.instagram.com/agendologia/

Facebook : https://www.facebook.com/pg/luisakayjp/posts/?ref=page_internal

Blog: www.luisakay.com

E-mail: agendologia@gmail.com